O que é Bitcoin

O que é Bitcoin? Como funciona, onde adquirir, vantagens e desvantagens!

 

Imagine que você está passeando no shopping e resolve fazer algumas comprinhas, e no momento de passar o cartão de crédito o sistema fica lento e cai. Para quem está além da modernidade pode lançar mão de uma solução muito simples: pagamento com bitcoins.

Bitcoin

Bitcoin

Mas o que veremos por muito tempo ainda serão muitas vendas sendo perdidas, uma pena, simplesmente por desconhecimento ou receio de utilizar essa nova moeda: bitcoin.

Mas de Fato! O que é bitcoin?

Bitcoin é uma moeda virtual, criada em 2009 por um matemático e programador japonês que reside nos Estados Unidos, Satoshi Nakamoto.

Essa moeda não é produzida por uma casa da moeda, ou controlada por alguma instituição governamental. Ela simplesmente pode ser emitida por qualquer um, e não teria limites para a sua produção.

Para emitir bitcoins o que você precisa é de tempo e dinheiro de verdade.

Para ter seus bitcoins você precisa baixar o software, criar uma carteira virtual, e fazer parte da rede que gerencia transações com essa moeda. O usuário é identificado por um nome e para fazer um pagamento, por exemplo, é necessário que você saiba esse endereço corretamente. Claro que um QR Code facilita nesse momento.

Quem adquire bitcoins, ou recebe pagamentos, pode guardar a moeda virtual na nuvem ou em algum dispositivo.

Existem sites que vendem essa moeda, e você pode comprá-la.

Nesse momento há 13 milhões de dólares em bitcoin em circulação no mundo. E quando atingir 21 milhões de dólares em circulação, existe a previsão que sua produção seja cessada.

 

Grande vantagem da nova moeda

A grande vantagem entre bitcoin e outras moedas tradicionais é que ela não é controlada ou atrelada ao petróleo, bolsa de valores, guerras, disputas e impasses entre governos. É uma moeda independente.

E por ser independente está livre de inúmeras taxas, tornando-se altamente lucrativa.

Outra grande vantagem é que bitcoin está imune a falsificação.

Outro fator bastante positivo é a agilidade, quando se deposita um cheque em uma conta bancária pode demorar cerca de três dias para ser conferido e compensado. Transações feitas com cartão de crédito podem demorar alguns minutos ou horas.

Com bitcois não há taxas extras e espera, o valor cobrado é exatamente o mesmo que será debitado de seu saldo e naquele momento exato da transação. Então a moeda que parece ser de brincadeira se mostra muito séria.

Isso tudo pode significar milhões economizados. E a ousadia de oferecer uma forma de pagamento totalmente moderna e inovadora. O que combina perfeitamente com determinados mercados e negócios.

 

Como adquirir bitcoins?

Além de receber bitcoins como pagamentos, poder comprar a moeda em casa de câmbio, como qualquer outra. Há outra forma de adquirir bitcoins: minerando moedas.

Isso quer dizer que quem empresta o computador para outra pessoa concluir uma transação recebe como agradecimento alguns bitcoins.

Esse trabalho funciona como uma corrida, porque ganha a recompensa quem resolver problemas de criptografia mais rapidamente. O que é facilitado quando há trabalho em grupo.

Por que usar bitcoins?

Pense que estar de fora das novidades do mundo pode trazer um enorme prejuízo, porém, não quer dizer que bitcoin é uma solução mágica para todos os seus problemas. Afinal, ainda existe uma resistência para o uso dessa moeda, talvez por ser novidade, por não ter uma instituição cheia de tradição por trás.

E quem determina o valor de cotação dessa moeda? O próprio mercado, o bom e velho fluxo da oferta e da procura.

Para encontrar a cotação atual da bitcoin procure pela sigla BTC em algum site de casa de câmbio virtual, existem algumas.

Uma moeda precisa ser estável para se estabelecer e adquirir confiança, e a bitcoin sofre uma oscilação bastante comum se comparada a outras moedas.

E por ser criptografada, afinal é uma moeda que existe apenas virtualmente, a segurança também é garantida.

O dinheiro da internet é utilizado em transações de pessoa para pessoa. Há similares como Litecoin e Mastercoin.

Mas essa nova tecnologia empolga, por isso vem crescendo e ocupado seu merecido espaço.

 

Fuja dos golpes

O Que é Bitcoin

o que é bitcoin

Como vivemos em um mundo onde sempre haverá quem queira trapacear, como forma de usar um atalho para se dar bem, é importante que alguns cuidados sejam tomados como prevenção contra golpes que acontecem por aí.

E há quem vislumbre uma saída milagrosa para crise no bitcoin.

Mas o que existe na prática são sistemas no esquema pirâmide, que prometem ganhos exorbitantes com baixo investimento.

A verdade é que nesse mundo não mais espaço para inocência, e esquema de pirâmide já mais que se provou como um péssimo negócio. Quem entra sai pior, com menos dinheiro.

Então não arrisque seu rico bitcoin em promessas mirabolantes, ou vai se arrepender depois. O seu pensamento deve ser aquele simples e básico que todo devemos manter ao lidar com dinheiro: menos é mais.

Cautela é sempre bom. Então lembre-se que bitcon é uma nova moeda, uma moeda virtual que promete facilidade em transações. Mas todo cuidado é pouco quando falamos e lidamos com dinheiro.

 

Conclusão

Mas investir em bitcoin é vantajoso? Olha, da mesma forma que você precisa pensar muito em comprar ou não dólares como forma de investimento, a ideia serve também para bitcoins.

A tecnologia é inovadora e veio para revolucionar como mais uma opção de pagamento, além de paypal, cartão de crédito, boleto ou transferência bancária.

Mas, como toda novidade, vem enfrentando incertezas e necessita de tempo para se estabelecer.

Tem inúmeras vantagens e já é uma realidade, mas ao mesmo tempo também pede alguns cuidados.

Claramente é uma tecnologia para quem a entende, ou não conseguirá guardar seu novo dinheiro.

Mas que em um futuro muito próximo pode significar um montante importante em sua carteira, não tenha dúvidas disso.

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *